No âmbito do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, implementado de acordo a norma ISO 9001, a Garcias procede ao controlo e monitorização do desempenho dos seus fornecedores externos, tendo em vista a melhoria contínua dos serviços prestados/produtos fornecidos, de acordo com a metodologia seguinte:
Critérios de Avaliação para Fornecedores de Produtos:
(1) Demora na Entrega
(2) Conformidade do produto na entrada
(3) Conformidade do Pedido
(4) Conformidade da Qualidade
(5) Apoio Institucional
Critérios de Avaliação para Fornecedores de Serviços:
- Devoluções
- Reclamações
- Cumprimento da faturação
- Cumprimento de prazos de entrega
A recolha de dados para a Avaliação dos Fornecedores realiza-se de forma regular dando origem a uma classificação do mesmo.
Caso a Garcias assim entenda, os fornecedores com avaliação abaixo do esperado pela Garcias, poderão ser desafiados para um plano de ações corretivas a implementar, que será analisado, validado e acompanhado para decisão futura.
Esta classificação abaixo do esperado poderá dar origem à desqualificação de fornecedor.