Free Shipping - Garcias - Vinhos e Bebidas Espirituosas
Envio GRATUITO para Portugal Continental para compras acima de 49,99€.

Lidero pelo exemplo, como o meu pai

Blog/Imprensa/Lidero pelo exemplo, como o meu pai

Lidero pelo exemplo, como o meu pai

“Lidero pelo exemplo, como o meu pai”

A GARCIAS é uma empresa familiar que existe desde 1981. Foi fundada pelo avô e pelo pai de Filipa Garcia, atual CEO. Os desafios são muitos, num mercado da distribuição constantemente em mudança, mas a administradora acredita que a maior presença de mulheres em cargos de liderança e no mundo das bebidas espirituosas e vinhos assegura, também, novas características a este negócio.

Há cerca de dois anos, tornou-se CEO da GARCIAS e inspira-se no exemplo do pai. Que exemplo foi?

Fui liderada pelo exemplo e tento liderar pelo exemplo. Aquilo que eu penso que melhor sei fazer, e a forma como faço, é baseado em valores que aprendi com o meu pai, como a força de vontade, o espírito de sacrifício e de trabalho e, acima de tudo, responsabilidade. Quando a GARCIAS começou, eram meia dúzia de pessoas, e quando o meu pai me deixou já éramos 300 pessoas. Esse sentido de responsabilidade foi crescendo com ele e, agora, está comigo. Considero isso de extraordinária importância.

O que mudou com a sua chegada à empresa?

Cheguei à empresa em 2010, após concluir a Licenciatura em Gestão de Empresas, seguida do Mestrado em Estratégia e Empreendedorismo. Fui trabalhar com o meu pai para perceber quais as áreas que faziam falta à
GARCIAS para crescer. Naquela altura, todo o trajeto da empresa era muito virado para o lado comercial. No entanto, havia já alguma infraestrutura interna que precisava de ser renovada. Por exemplo, comecei por criar um departamento de marketing e comunicação. Depois, introduzimos os HTC’s, telefones que permitem registar digitalmente as encomendas. Todas as sincronizações, a implementação de um sistema de gestão de armazéns,
tudo isso fez parte do crescimento. A partir de 2015/16, o meu pai já se estava a afastar e eu já ficava com a responsabilidade de tomar muitas decisões, até ao momento em que me tornei administradora da empresa.

Como é possível conjugar as vertentes profissional, familiar, pessoal, social? Quão importante é o equilíbrio entre estes aspetos da vida para a sua realização enquanto pessoa?

Um dos truques que utilizo é ser muito organizada. Tento terno calendário os timmings de toda a gente, bem organizados, para fazer tudo certinho, mas também já sei que se nós não conseguirmos chegar a tudo, não
podemos ficar frustrados por isso. Tento sempre ter espaço para o imprevisto. Tento ler muito sobre desenvolvimento pessoal, conciliação, até porque tenho três filhos pequenos e penso que esses são os valores que temos de lhes passar. Valorizo imenso estar com eles e poder prestar-lhes atenção. Também valorizo imenso o tempo de lazer, nomeadamente as viagens, que nos enriquecem muito, pessoal e profissionalmente.

Fale-me um pouco do GARCIAS TRENDS SUMMIT, cujo segundo evento terá lugar em Lisboa, a 11 de maio. Qual o propósito?

Este evento surgiu com a necessidade de tentar mostrar ao mercado quais são as tendências que existem a nível europeu e global. Vamos ter embaixadores de marcas internacionais, vamos ter as principais multinacionais do setor e juntar todos estes produtores que trazem as tendências e novidades com os nossos Clientes é muito importante para nós. Criar esta proximidade é algo em que a GARCIAS aposta, enquanto prestador de serviços.

Honrar o passado e liderar o presente são grandes desafios. Quanto a “construir o futuro”, como se faz isso?

Eu tento fazer isso todos os dias, com uma estratégia ambiciosa, mas com objetivos realizáveis. Acredito que passa muito por uma visão de negócio um pouco mais à frente. “A distribuição hoje é isto. Como será daqui a dois anos? Como será um vendedor daqui a alguns anos? E as pessoas que vão ao restaurante, o que vão preferir?”. Tendo nós um âmbito nacional, temos respostas diferentes tendo em consideração a região do país em causa. Isso motiva-nos imenso. Esta dinâmica do negócio é muito cativante e absorvente.

Multisnet

O meu carrinho

O seu carrinho está vazio

Total 0,00€